Pagina inicial

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Comentário critico à cerca do Documentário "Ligth Fantastic"


        O documentário “Ligth Fantastic” explora o tema da luz, o fenómeno que rodeia e afecta quase todos os aspectos das nossas vidas, mas que poucas vezes nos damos conta.
Este documentário, leva-nos numa viagem pela história da óptica da luz em que vários descobridores, descobriram a luz e interpretaram-na de diferentes maneiras através de teorias diferentes baseadas em métodos de observação. Ao longo destes anos, todos estes descobridores impuserem a mesma e curiosa questão, mas afinal o que é a luz?  
         Na antiga Grécia já eram conhecidos e estudados alguns fenómenos ópticos, tais como, reflexão, refracção, decomposição da luz em prismas e havia também alguns grupos que definiam a natureza da luz conforme o preceito básico que defendiam.
Empédocles considerava que a luz era parte de um dos quatro elementos, o fogo, sem contudo se confundir com este. Empédocles acreditava que os corpos luminosos emitiam algo que encontrava os raios emanados dos olhos.
Alhazen dizia que a luz era emitida por uma força auto luminosa que constituía uma fonte primária, no entanto, a luz também poderia ser emitida por uma fonte secundária, caso das partículas de poeira que compõem um feixe de luz solar, em ”forma de esfera”, Alhazen descreveu as cores como sendo independentes dos objectos.  
René Descartes disse que a luz era uma emissão de carácter corpuscular ligada a uma emissão vibratória. Para ele a luz não possuía carácter material, mas sim o meio através do qual a luz se propagava e esclareceu a actual da Lei da Refracção da luz.
De seguida a luz foi estudada por Newton que observou um prisma com o efeito de arco-íris que o mesmo reflectia a luz. Newton disse que a velocidade da luz é proporcional ao índice de refração, sendo menor no vidro do que na água. Este também disse que a luz era uma faixa de pequenos crepúsculos. Newton declarou que a luz branca era composta de uma mistura de várias cores. Disse também que as cores correspondiam a uma variedade de partículas, cada tipo correspondente a uma cor. Sobre a reflexão e a refracção, Newton propôs um engenhoso sistema de ``ajustes de fácil reflexão e de fácil refracção que eram provocados por "forças'' que actuavam sobre os corpúsculos.
James Maxwell apresentou uma teoria detalhada da luz como um efeito electromagnético, isto é, que a luz corresponde à propagação de ondas eléctricas e magnéticas. Maxwell disse que existiam 3 fórmulas, que justificavam a propagação da luz, nesse seguimento disse que a radiação mostrava as cores, num dos seus extremos estava a onda de infra-vermelhos e no outro extremo está a onda ultra-violeta. Por fim criou lentes polarizadas, em que aqueciam o vidro até que este se fundia-se, depois arrefecia até haver tenções.
Com o estudo da luz e da cor surge-nos o Thomas Young, este estudou o som em pé de igualdade com a luz e cor, disse que o vermelho, o verde e o azul era possível formar o branco. No entanto, Thomas Young disse que o som se propagava através de ondas, Young deduziu que as ondas eram produzidas por faixas coloridas.
Outro dos mentores da descoberta da luz foi Thomas Edison foi tentado a construir lâmpadas eléctricas. Edison tentou inicialmente utilizar filamentos metálicos mas foram necessários enormes investimentos e milhares de tentativas para descobrir o filamento ideal: um fio de algodão parcialmente carbonizado aquecia-se com a passagem da corrente eléctrica até ficar incandescentes em porém derreter, sublimar ou queimar. Por fim construída para demonstração pública, uma rede eléctrica.
Por fim e um dos mais importantes descobridores da luz foi Albert Einstein, este disse que o tempo e o espaço são condicionados por diversos factores, disse também que o universo está sempre em movimento, o tempo não é uma progressão linear. Einstein adorava ver como o tempo é manipulado, desfez um enigma que a luz viaja em linha recta desde o tempo da Grécia Antiga e por fim publicou a lei da relatividade.
         Por fim acabo por dizer que estes descobridores contribuíram muito para a descoberta da luz e quebraram a pergunta já muito pertinente de aos muitos anos, mas afinal o que é a luz e que sem eles não percebíamos processos que estes mesmo desencadearam e que muito colaboram para o nosso conhecimento de hoje.

Empéducles

Fogo,elemento falado por Empéducles





Alhazen

Alhzen descreveu a luz como uma força auto luminosa que era disparada em forma de feixe
René Decartes

René Decartes esclareceu totalmente a lei da refracção dos nosso olhos

Isaac Newton
Descreveu o arco-iris através do prisma optico




Apresentou a teoria do efeito electromagnético






James Maxwell




















domingo, 20 de novembro de 2011

Thomas Young


A Teoria de Thomas Young na formação do branco

                                    
Thomas Edison

Aparelho que testava as lâmpadas utilizado por Thomas Edison


Albert Einstein

A Teoria da Relatividade descoberta por Albert Einstein

sábado, 18 de junho de 2011

Reflexão do módulo 4

Na minha opinião, pela minha prestação, no photoshop e no publisher, acho que consegui atingir as perspectivas que me foram colocadas. Consegui fazer tudo a tempo e acho que tive uma boa prestação.
Gostava de ter um PIAV de 17 ou ate mesmo de 18 porque mesmo fazendo o meu trabalho tentei ajudar os meus colegas no que conseguia.
Auto avalio-me com 14.

Tudo a partir desta imagem

Capa e Contra Capa do Folheto Feito no publisher


Ferramentas utilizadas no trabalho do photoshop

Utilizamos as seguintes ferramentas:
Magnetic Lasso
Spot Helling Tool
Erser Tool
Brush tool
Eyedropper para colocar base na cara e para pintar os dentes
Retangular Marquee Tool para colcar fundo por trás
Elitical Marquee Tool
Magic Mand Tool
Coloquei brincos de um lado homem de outro mulher

Trabalho feito no photoshop (Fase Final)

Fase 2

Fase 1

terça-feira, 19 de abril de 2011

1º Trabalho no Photoshop






No Photoshop


                                                                                                                                    Imagem Real

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Video sobre toutoriais do Inkscape

Navegando pela tela

Existem muitas maneiras de navegar (rolar) a lousa do documento. Tente as teclas Ctrl+setas para rolar pelo teclado. (Tente isto agora para rolar este documento para baixo.) Você pode também arrastar a lousa com o botão do meio do mouse. É possível também usar as barras de rolagem (pressione Ctrl+B para mostrar ou escondê-las). A roda do seu mouse também funciona para rolar verticalmente; pressione Shift junto com a roda para rolar horizontalmente.

Aumentantdo e diminuindo o Zoom

O jeito mais fácil de dar um zoom é pressionando as teclas - e + (ou =). Você pode também usar Ctrl+clique com o botão do meio ou Ctrl+clique com o botão direito para aumentar o zoom, Shift+clique com o botão do meio ou Shift+clique com o botão direito para diminuir o zoom, ou gire a roda do mouse com Ctrl. Ainda, você pode clicar no campo do zoom (no canto esquerdo inferior da janela do documento), digitar um valor do zoom preciso em %, e pressionar Enter. Também temos a ferramenta Ampliar ou reduzir nível de Zoom (na barra Caixa de Ferramentas à esquerda) que te permite dar um zoom em uma área arrastando o cursor sobre ela.
O Inkscape também mantém um histórico dos zoom's que você usou nesta sessão de trabalho. Pressione a tecla ` para retornar ao zoom anterior, ou Shift+` para ir ao seguinte.

Criando e administrando documentos

Para criar um documento novo vazio, use Arquivo > Novo ou pressione Ctrl+N. Para abrir um documento SVG existente, use Arquivo > Abrir (Ctrl+O). Para salvar, use Arquivo > Salvar (Ctrl+S), ou Salvar Como (Shift+Ctrl+S) para salvar com um nome novo. (O Inkscape pode ser instável, logo lembre de salvar freqüentemente!)
O Inkscape usa o formato SVG (Scalable Vector Graphics) para seus arquivos. O SVG é um padrão aberto vastamente suportado por softwares gráficos. Arquivos SVG são baseados em XML e podem ser editados com qualquer editor de textos ou de XML (isto é, além do editor do Inkscape). Além de SVG, o Inkscape pode importar e exportar vários outros formatos (EPS, PNG).

Criando formas

Hora para algumas formais legais! Clique na ferramenta Retângulo na barra Caixa de Ferramentas (ou pressione F4) e clique e arraste, em um novo documento vazio ou aqui mesmo:
An example image
Como você pode observar, por padrão, os retângulos são azuis, com um traço preto (contorno), e em parte transparente. Veremos como mudar isso abaixo. Com outras ferramentas, você pode também criar elipses, estrelas e espirais:
An example image
Estas ferramentas são conhecidas coletivamente como ferramentas de forma. Cada forma criada mostra uma ou mais alças em forma de diamante; tente arrastá-las para ver como a forma responde. O painel Controles de Ferramenta para uma ferramenta de forma é outra maneira de modificar uma forma; estes controles afetam as formas atualmente selecionadas (ou seja, aquelas que mostram as alças) e configuram o padrão que será aplicado a formas recém criadas.
Para desfazer sua última ação, pressione Ctrl+Z. (Ou, se você mudar de idéia de novo, você pode refazer a ação desfeita com Shift+Ctrl+Z.)

Texto sobre o módulo 3

No texto do módulo 3 vamos fazer um CD em que inclui capa e contra capa. O CD é de pimba picante onde este terá 10 musicas com um total 41.05 min.
A capa e contra capa irá ser efetuada no programa INKSCAPE, tanto as musicas e toda a parte burucrática.

Nome da Banda: Sauane Rosmaninho
Nome do Albúm: Na minha barraca é que é
Local: Aver-o-Mar
Tempo total do Cd: 41.05min
Nome da produtora: Koala Produções
Ano: 2010/2011
Concepção gráfica: João Sauane
Medidas da Capa: 12x12 cm

Texto do Autor: Este Cd foi produzido com intuito do publico mais velho. O CD "Na minha barraca é que é tem como principal objectivo todas as pessoas que gostem de pimba picante e de dançar.

Nome das musicas:
1-Saimos para o pinhal  4.10min
2-As bolotas dela          3.05 min
3-Encosta-te ao pinheiro 5.40mn
4-Em cima do tronco      4:50
5-Na minha barraca é que é 3:40 min
6-Anda para dentro 2:50 min
7- É mesmo no chão 4:30 min
8-Saauane na aflição 2:43
9-Ajuda-me amor 4:10 min
10-Visto a farda   4:25 min