Pagina inicial

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pré-Impressão/Impressão

Pré Impressão/ Impressão
Começando por a pré-impressão, é neste passo que se definem praticamente todos os parâmetros que irão alterar a qualidade dos documentos impressos. É nesta fase que devemos antecipar problemas que poderão ocorrer durante a impressão e acabamento.
      Podemos falar na imposição definida por uma distribuição de páginas segundo a sequencia e posição com que aparecerão nas impressoras. Passando para as provas de cor, podemos dividi-las de duas maneiras:
provas de cor analógicas e digitais, as analógicas são muito fieis, pois simulam o ponto de impressão e são feitas a partir de fotolitos. Estes servem para gravar chapas de impressão, que cada vez, mais difíceis de conseguir e são muito dispendiosas. Contrariamente as provas de cor digitais são realizadas directamente do componente para a impressora, o sistema é completamente controlado pelo computador. O objetivo da prova digital é recriar o melhor possível a impressão, de forma rápida e económica. As provas digitais são impressas por sublimação, jacto de tinta ou laser. Por fim todos os sistemas digitais funcionam em CMYK.
Não podendo deixar de falar nas miras de registo e corte, estas servem para acertar as cores umas com as outras. A prova de impressão e a de cor, confirmam-se quando o registo está completamente preto, numa linha só. De seguida e muito importante saber escolher se a impressão deverá ser feita em CMYK ou Pantones. Quando o trabalho envolve muitas fotografias o melhor será imprimir e CMYK. Se o trabalho possuir até 4 cores é preferível optar por pantones.
A tipografia é uma componente principal da comunicação visual, que juntando a imagem e o texto, cria-se algo com significado. O tipo de letra é variável e pode-se encontrar diversos tipos de letra na internet, se quiser ser-se mais criativo, podemos usar o inkscape e cria-se um tipo de letra ao nosso gosto.
A escolha do papel é muito importante porque existem diversos tipos de papeis e de estrema importância para designers, diretores de arte e produtivos. O cisto do papel pode representar 30 a 40% do custo total do projecto que se pretende imprimir. Há diversos papeis como: couchés, fine papers e reciclados. A cor dos papéis é bastante importante pois nem todos os brancos são iguais. Para distinguir os tipos de branco os fabricantes atribuem-lhes nomes diferentes como branco brilhante, natural o branco neve. Por fim os papéis com cor são muito mais caros e dispendiosos e são usados para projectos específicos.
Em suma, concluo que a impressão tem muito que se lhe diga, nunca esperei aprender tanto com esta matéria visto que é muito complexa e envolve diversas áreas que vão das cores, papel, impressoras etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário